Só Templates

Créditos





Layout by



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ressumo dôssie da água





Muitos rios,acesso desigual:
Temos no Brasil vários recursos hídricos,porém falta muito para que toda a população tenha água limpa e tratamento de esgoto.A população está sobrecarregando as reservas das cidades e assim estão sujeitas a consumir água de baixa qualidade,potencial responsável por doenças como cólera e diarréia.
No Brasil há um grande número de rios e abundância de 13% de toda a água superficial do planeta.
Em uma pesquisa realizada pelo sistema nacional de informação sobre saneamento em 4,5 mil municípios brasileiros nos mostra que,em 2006,o índice médio nacional de coleta de esgoto,era de pouco mais de 48%,mas apenas 32% do total de esgoto gerado recebia tratamento.
Temos o problema de ocupação irregular do solo que agrava a escassez de água.Temos também o efeito estufa que aumenta com a cobertura de concreto nas cidades.


Uma questão de higiene e limpeza:
A água é uma das principais necessidades humana.Para ser consumida tem que ser potável e não pode conter coliformes ficais e microrganismo patogênicos.No mundo há bilhões de pessoas que não possuem água potável e bilhões de pessoas sem esgoto tratado.
A falta de água limpa é uma grande causadora de mortalidade,principalmente em crianças e também em países subdesenvolvidos.
Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) aproximadamente 28 milhões de brasileiros morrem a cada ano por falta de água tratada para seu consumo e saneamento.
A crise de água não é do mal-gerenciamento e uso mais sim uma questão de escassez natural.Utilizamos mais rápido a água do que a natureza consegue repor.
A água é um bem natural e todos temos direitos,porem as populações pobres pagam caro para obterla.

2 comentários: